Mel - A living food tornou-se apicultora

Atualizado: 7 de set.

No nosso desejo de levar até aos nossos clientes produtos naturais, artesanais e que fazem bem à nossa saúde, somos agora produtores de mel certificados.


Foi há cerca de 1 ano que esta aventura começou. Começamos com 11 colmeias que rapidamente cresceram e se multiplicaram.

Localizadas na serra do sicó estamos inscritos como apicultores na SICOLMEIA – Associação de Apicultores da Serra de Sicó.




Porque produzir mel?

O mel é utilizado como alimento pelo Homem desde a pré-história, tendo este, durante vários séculos, retirado dos enxames este alimento de forma destrutiva, causando muitas vezes danos ao meio ambiente e aniquilando as abelhas.

Com o passar do tempo, o homem foi aprendendo a valorizar e proteger os seus enxames, instalando-os em colmeias racionais e manuseando-os de forma a promover uma maior produção de mel, sem causar prejuízo para as abelhas – nasceu assim a apicultura.


Porque é que nós produzimos mel?

No nosso entendimento a produção do mel é mais um passo na nossa ambição de quereremos expandir o mundo dos produtos naturais que são benéficos para o ser humano e que, simultaneamento, não têm um impacto negativo no meio ambiente.

Além de ser utilizado como adoçante, este produto sempre foi reconhecido pelas suas propriedades terapêuticas, devido às suas características digestivas, analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas e antissépticas. É também utilizado largamente na cosmética, em cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, etc, devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes. Para além de tudo, tem ainda um uso externo – acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves e é um bom hidratante da pele.


O que é a Serra do Sicó?


A Serra do Sicó é uma elevação de Portugal Continental que integra o Sistema Montejunto-Estrela, erguendo-se a 559 metros de altitude. Situa-se na Beira Litoral, entre Condeixa-a-Nova e Pombal.

Foi criada a designação Terras de Sicó para designar o território composto pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, numa área total de 1.500 km2.

Resumindo...

Queremos oferecer aos nossos clientes um mel produzido respeitando os tempos e os ritmos da agricultura. Não fazemos qualquer alteração ao mel nem adicionamos quaisquer produtos. Só assim é que pode ser Living Food.